Tem sido frequente passarmos por situação de aparente mal-estar (transpiração, aumento dos batimento cardíaco, corpo trémulo, etc.) sempre que estamos diante da responsabilidade de realizar alguma tarefa que receamos falhas ou eminente perigo. Porém, difícil é explicar o motivo desse mal-estar que pode ser momentâneo ou prolongado.
Nesta edição, vamos falar sobre ansiedade, um problema que quando excessivo pode levar o indivíduo ao tratamento médico.
A ansiedade é definida como sendouma característica biológica do ser humano que antecede momentos de perigo real ou imaginário marcado por sensações corporais desagradáveis associadas à disfunção do sistema nervoso autónomo.
Estudos feitos revelam que este estado é marcado por sensações corporais desagradáveis, tais como vazio no estomago, aumento do ritmo cardíaco, medo intenso, transpiração e outras sensações causadas pela alteração do sistema nervoso.
É importante realçar que estas reacções ou sensações constituem resposta do organismo para enfrentar determinado estímulo externo que pode ser a realização de determinada tarefa .
Este mal-estar também pode levar a que a pessoa perca a sua auto-estima e confiança fazendo com que se sinta incapaz de realizar algumas tarefas por medo de errar.
Quando elevada à níveis muito altos e, associado à depressão ou timidez, este mal impede que a pessoa explore no máximo a sua capacidade cognitiva uma vez o seu sistema cerebral estar bloqueado. Este facto pode afectar sobremaneira a sua vida social e profissional.
Com a dinâmica de vida que caracteriza o quotidiano actual, as pessoas tendem a estar mais susceptíveis sobretudo nas zonas urbanas. dependendo da frequência com que acontece, a ansiedade pode tornar-se patológica.
A ansiedade patológica caracteriza-se pela intensidade prolongada à situação externa à que o indivíduo se encontra exposto. Assim sendo, esta exposição prolongada, torna difícil o controle dos sintomas físicos, causando prejuízo na atividade social, dificultando e impossibilitando a adaptação.
Ao contrário da ansiedade normal, a patológica paralisa o indivíduo, trazendo prejuízos ao seu bem-estar. A frequência deste tipo de ansiedade pode levar a pessoa a um transtorno.
Estudos revelam que os mais comuns têm sido a síndrome de pânico, os diferentes tipos de fobia, transtornos obsessivo-compulsivo e de ansiedade generalizada.
O tratamento desta que é tida como um problema de saúde mental é feito com base em psicoterapias e medicamentos, dentre os quais ansiolíticos e antidepressivos.
In Wikipedia ( https://pt.wikipedia.org)