Início » Zâmbia tem de parar com a importação de peixe fresco

Zâmbia tem de parar com a importação de peixe fresco

Por admin

O  Presidente zambiano Edgar Lungu disse que é escandaloso o país  continuar a importar peixe fresco e apelou para que se acabe com esta tendência, porque os zambianos são capazes de produzir peixe para o consumo interno e exportação.

Lungu revelou que o governo conseguiu um financiamento de 50 milhões de doláres do Banco Africano de Desenvolvimento para permitir que os zambianos possam desenvolver projectos  empresariais na área de piscicultura. 
A Zâmbia tem recursos naturais suficientes para a produção de peixe, mas o país importa cerca de 45 toneladas anualmente. 

Lungu disse que a tendência crescente de importação de peixe deve ser invertida, uma vez que muitas pessoas podem produzir peixe da mesma forma  que produzem  galinhas em grande quantidade. 
Ele fez estas declarações esta semana depois de visitar uma empresa privada especializada na produção de alvinos e fornecimento de redes de arrasto. 
"Eu acho que isso é uma grande surpresa para mim. Zâmbia deve parar com  a tendência de importação de peixe. Temos água abundante e podemos produzir. Nós podemos produzir para o consumo nacional e exportar peixe para os países da região e até mesmo para  China, porque é escandaloso importarmos tilápia da China quando o peixe  indígena é da Zâmbia" – disse Edgar Lungu.

"Eu sou levado a acreditar que os chineses quando estavam a construir a linha férrea Tanzânia-Zâmbia (TAZARA) pegaram alguns alvinos da Zâmbia e começaram a produzir no seu país e eles expandiram  actividade até ao nível onde estão e quando despertamos já estavam a exportar  para a Zâmbia o peixe que levaram daqui. E onde estavam os zambianos? A dormir?", perguntou Edgar Lungu. 

Você pode também gostar de: