O Município da Vila de Namaacha, Província de Maputo, conta desde a semana finda com três novos autocarros para o serviço de transporte público de passageiros.
Destes, dois fazem a carreira Maputo-Namaacha-Maputo, enquanto um garante a ligação Mafuiane-Maputo-Mafuiane. Cada autocarro tem capacidade para 52 passageiros sentados e 20 em pé.
O bilhete de viagem Maputo – Namaacha custa 50 meticais contra 70 cobrados pelos transportadores do sector privado. Estes circulam a partir das 5:00 horas da manhã e terminam 22:00 horas.
As autoridades municipais acreditam que os autocarros vão aliviar o sofrimento dos residentes daquela vila que para além de pagarem o transporte muito caro eram obrigados a ficar muito tempo na paragem à espera de um meio de transporte.
Aliás, para fazer face a esta situação, o serviço de transporte público era suportado nos últimos tempos pela Empresa Municipal de Transporte Público da Matola.
Entretanto, decorrem desde semana passada as obras de reabilitação de cerca de sete quilómetros de estrada, dos quais seis quilómetros em terraplanagem e 600 metros em pavet.