Os trabalhos de pavimentação da Avenida Cardeal Dom Alexandre e a Rua da Linha, na Cidade de Maputo, estão a decorrer a bom ritmo e em alguns troços o tráfego flui livremente.
Trata-se de duas vias alternativas de entrada e saída da cidade que estavam degradadas e não ofereciam condições para a circulação rodoviária, sobretudo na época chuvosa.
Em avançado estado de pavimentação está a Rua da Linha, numa extensão de cerca de sete quilómetros, na qual a colocação de bloco-cimento, vulgo “pavêt”, está na fase de finalização.
A reabilitação e o melhoramento da Rua da Linha compreende, nesta primeira fase, o troço que liga o bairro do Albazine e o cruzamento com a Rua Cândido Mondlane, antiga “Dona Alice”.
Para além da pavimentação, porque se trata de uma via estreita e com dois sentidos, a Rua da Linha vai conter uma vala lateral de drenagem de águas pluviais, incluindo espaços para paragens e estacionamentos de viaturas.
De referir que a segunda fase de intervenção daquela rua, entre a antiga “Dona Alice” e a zona da Praça dos Combatentes, vulgo “Xiqueleni”, vai acontecer posteriormente, uma vez que envolve reassentamentos.
A outra via que está a beneficiar de intervenção é a Avenida Dom Alexandre, onde os trabalhos decorrem satisfatoriamente entre o bairro Albazine e o limite dos bairros Romão e Laulane. Com uma extensão de cerca de oito quilómetros, a pavimentação da via compreenderá o troço até a intercepção com a Estrada Circular de Maputo, no Albazine, e a Rua da Beira, na zona de “paga logo”.
Nos troços onde já foram colocados “pavêts”, decorrem trabalhos de finalização de passeios e do sistema de drenagem de águas pluviais, tendo a vala sido construída à montante da estrada.
No troço compreendido entre a Avenida Mário Coluna e a antiga “Dona Alice”, apenas foi feito o trabalho de nivelamento da via, oferecendo melhores condições de transitabilidade.
A outra via que está em preparação para a colocação de pavimento é a antiga “Dona Alice”, no troço compreendendo entre as avenidas “Dom Alexandre” e “Julius Nyerere”, junto da Lixeira de Hulene. No referido troço foi feita a preparação da base numa grande extensão da estrada, podendo a qualquer momento arrancar o respectivo processo de pavimentação.