Milhares de trabalhadores, divididos em oito sectores e seus sindicatos, desfilaram hoje, em Maputo, por ocasião do 1 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que decorreu sob o lema: “Sindicatos pela Consolidação da Paz e Promoção do Emprego Digno”.
Alexandre Munguambe, Secretário-geral Organização dos Trabalhadores de Moçambique-Central Sindical (OTM-CS), intervindo na Praça dos Trabalhadores, disse que o sindicato está comprometido com a preservação e consolidação da Paz, condição fundamental para o alcance do desenvolvimento económico e social.
Para Munguambe, as negociações do reajustamento dos salários mínimos estão longe de oferecer uma vida condigna aos trabalhadores, tendo em conta o actual custo dos produtos e serviços básicos.
De referir que no dia 1 de Abril do ano em curso entraram em vigor os novos salários mínimos por sectores de actividade.
“Temos dito sempre e continuamos a dizer que os resultados alcançados nas negociações havidas foram os possíveis e não os desejáveis.
Para a organização “um salário mínimo desejável é aquele que pode cobrir o cabaz mínimo, que sempre defendemos, que neste ano está avaliado em 8.500,00Mt”, disse Munguambe.
Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com
Fotos de Carlos Uqueio
Editado por André Matola