O Banco de Moçambique (BM) está a trabalhar para garantir a ligação dos bancos comerciais, nos próximos 12 meses, à Rede Única Nacional de Pagamentos. Para tal, está em curso o programa de educação financeira que vai contribuir para implementar a literacia financeira.
“Estamos a regulamentar o decreto relacionado a ligação a Rede Única Nacional de Pagamentos. Há um aviso do governador do banco que estabelece o prazo de 12 meses no geral para que as diversas redes de pagamentos existentes e a funcionar, no nosso país, se liguem a SIMO”, disse Waldemar de Sousa, Porta-voz de Banco de Moçambique.
Até ao momento, quatro instituições de peso estão ligadas a essa rede, cujo objectivo é de melhor servir o cliente e oferecer serviços competitivos.
Por outro lado, o nosso jornal apurou que será introduzida a figura de “Agentes Bancários” que vai aproximar estes serviços aos distritos que ainda não dispõem destes préstimos.
“No quadro da bancarização e alargamento dos serviços financeiro estamos a divulgar um dispositivo legal que prevê a introdução desta figura, sabemos que a presença física dos bancos em todo o território nacional vai levar tempo esperar que os 18 bancos operem na totalidade dos distritos, a introdução desta figura vai incrementar e dinamizar o processo de bancarização”.
Refira-se que esses agentes são instituições do sector privado que os bancos comerciais vão eleger em função de determinado perfil exigido. A selecção será feita livremente pelas instituições.