O Conselho Municipal da Cidade de Chimoio CMC) recebeu, a dias, mais dois autocarros destinados ao transporte de passageiros no quadro de um investimento de cerca de 8.5 milhões de meticais, valor disponibilizado pelo Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações.
Cada unidade tem capacidade para transportar oitenta passageiros e junta-se a outros dois que operavam naquela cidade desde meados do ano 2011.
Assim sendo, a edilidade passa a ter quatro veículos destinados ao transporte de passageiros. O presidente do Conselho Municipal de Chimoio, Raul Conde, disse que o sistema de transporte urbano está cada vez mais reforçado, o que aliviará o sofrimento da população por vezes obrigada a percorrer grandes distâncias a pé.
Para minimizar o sofrimento dos munícipes, será esboçado um plano de alargamento de rotas para outros bairros, numa altura em que se estuda, igualmente , a possibilidade de expansão destes serviços para as sedes distritais de Gondola (17km) e Vanduzi (32km).
domingo apurou que para Gondola e Vanduzi decorrem estudos com vista a se apurar como será feita a ligação rodoviária com estes distritos.
Na cidade de Chimoio, a edilidade pretende expandir os serviços de transporte de passageiros para as zonas do Cemitério de Chissui, 7 de Abril, Hombwa e Piloto. Tais serviços poderão beneficiar, sobretudo, estudantes do curso nocturno.
O director provincial dos Transportes e Comunicação de Manica, Francisco Bonzo, disse que o agenciamento dos dois autocarros resulta de esforços do Governo que tem como um dos seus planos oferecer transporte condigno à população.
Bonzo apelou para melhor conservação dos meios para que sirvam por mais tempo.
Domingos Boaventura