A cidade de Chimoio, capital da província de Manica, contará a partir de amanha, com mais uma unidade sanitária em funcionamento. Trata-se do hospital Vila Nova que abre sua porta pela primeira vez ao público.
Construída de raiz, a nova unidade hospitalar irá beneficiar directamente os residentes de sete bairros, nomeadamente, Vila Nova, Bloco Nove, Nhamatsane, Chizombero, Josina Machel, 7 de Setembro e parte do Chinfura. Construída com fundos do governo num valor não especificado, a sua edificação iniciou no ano de 2013.
O hospital possui um bloco de atendimentos externo e uma maternidade. Numa primeira fase funcionarão naquela unidade sanitária serviços de consultas externas para crianças e adultos para responder a procura de cuidados médicos por parte dos pacientes, sobretudo nesta época chuvosa em que os casos de malária continuam a aumentar.
Este esforço visa descongestionar as enchentes em algumas unidades hospitalares da cidade de Chimoio. Em apenas um mês deste ano, as autoridades de saúde na província de Manica registou 25 mil casos desta doença. Em Chimoio foram notificados 9.241 pacientes com malária contra 8.300 arrolados em igual período do ano passado.
O director de Saúde na cidade de Chimoio, Flávio Roque, em conversa com o nosso jornal disse que num futuro muito breve serão providenciados outros serviços como Saúde Materno Infantil e Odontostomatologia.