As autoridades hospitalares e policiais afirmam que, de um modo geral, a passagem do ano de 2014 para 2015 na cidade de Maputo foi caracterizado por um ambiente tranquilo, apesar do registo de alguns acidentes.
Segundo o porta-voz do Hospital Central de Maputo (HCM), Raul Cossa, foram atendidos durante a transição do ano 2014 à 2015 um total de 301 pacientes, mais 41 relativamente a transição do ano 2013 para 2014, dos quais vinte e oito foram vítimas de acidentes de viação, sendo que nove ficaram internados. Dos doentes, um é considerado em estado grave com traumatismo craniano.
Foram registados trinta e oito casos de agressões físicas, dos quais vinte e sete foram vítimas de objectos contundentes, nomeadamente catanas, garrafas, facas, entre outros. Foram ainda registado três casos de ferimentos através de objectos pirotécnicos, vulgo “paixões”.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) ao nível da cidade de Maputo, afirma que, de um modo geral, a presente passagem de ano nesta urbe foi calma e tranquila comparativamente aos anos anteriores.
Orlando Mudumane, porta-voz da polícia no Comando da Cidade da PRM, disse ontem em declarações a imprensa, que durante a noite de transição de 2014 para 2015 a corporação não registou nenhum caso criminal senão um atropelamento do tipo carro-peão.
A PRM, segundo Mudumane, deteve durante no mesmo período dois indivíduos por condução ilegal e um individuo que estava a protagonizar distúrbios no bairro de Mavalane ao lançar objectos pirotécnicos.
“A PRM na cidade fez teste de alcoolemia a 17 condutores dos quais 17 acusaram positivo e viram suas cartas de condução apreendidas e passadas as respectivas multas por violação as regras de condução”, disse Mudumane.
Segundo o porta-voz, regista-se uma descida de casos criminais pois, em igual período de 2014 foram registadas duas ocorrências criminais e um acidente de viação.
Entretanto, a PRM continua em estado de prontidão e a cumprir o seu plano de trabalho para esta época específica que se estende até 5 de Janeiro corrente.
Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com