O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, terminou ontem a visita oficial de sete dias que vinha efectuando à Índia, mantendo, em Nova Deli, conversações com a Ministra das Relações Exteriores e Assuntos Indianos no Ultramar, Sushma Swaraj.
Balói e Swaraj avaliaram no encontro de ontem em Nova Deli, capital indicana, o estágio actual das relações de cooperação bilateral e a situação política prevalecente na África Austral e no sub-continente indiano. Ambos reafirmaram o desejo de os governos moçambicano e indiano reforçarem e expandirem os laços históricos de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e a Índia.
O Ministro Baloi deixa hoje Nova Deli com destino à Roma, Itália, onde vai juntar-se ao Presidente Armando Guebuza, que visita a Itália e o Vaticano esta semana.
Entretanto, os governos de Moçambique e Índia assinaram na manhã da última sexta-feira, um memorando de entendimento para a cooperação na área de petróleo e gás, por um período de cinco anos.
O memorando foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e pelo Ministro indiano dos Petróleos e Gás Natural, Dharmendra Pradhan.
De acordo com o texto deste instrumento jurídico, o mesmo tem como objectivo principal estabelecer um quadro institucional mutuamente vantajoso para facilitar e reforçar a cooperação bilateral no sector de petróleo e gás.
Através deste memorando, os governos moçambicano e indiano identificaram várias áreas de cooperação, tais como actividades de exploração, produção e comercialização de hidrocarbonetos, infraestruturas, pesquisa e formação, transferência tecnológica, entre outras.
O documento contempla também a criação de um grupo de trabalho conjunto, que vai reunir periodicamente para discutir a implementação do acordado entre os dois governos.
Na quinta-feira, Oldemiro Baloi, e esposa, Judite Baloi, visitaram o Taj Mahal, a relíquia histórica que é considerada uma das sete maravilhas do mundo. Na deslocação organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índa, Baloi e comitiva observaram o esplendor daquele complexo arquitectónico magnífico, construído há cerca de quatro séculos, na cidade de Agra, nas margens do rio Yamuna, no Estado de Uttar Pradesh, a duzentos quilómetros de Deli, a capital indiana.
O Ministro Baloi cumpriu também na Índia um programa que incluiu uma palestra no Conselho Indiano de Assuntos Mundiais e encontros com embaixadores dos países da SADC e CPLP acreditados em Deli.
O Ministro reuniu-se igualmente com dezoito estudantes-mestrandos moçambicanos da O.P. Jindal Global University, situada nos arredores da capital indiana. Durante o encontro, que decorreu no Alto Comissariado de Moçambique em Nova Deli, Baloi classificou os estudantes de "agentes de transformação" no desenvolvimento e modernização de Moçambique.
Fotos de Nikku Kumar e Deepak Kapoor