Pelo menos 13.146.400 livros escolares de distribuição gratuita serão colocados nas escolas pelo Governo de Moçambique, a partir da próxima semana, no âmbito da preparação do ano lectivo 2015.
Trata-se de livros para o ensino primário completo, que vai desde 1ª a 7ª classes.
A aquisição do material custou aos cofres do Estado mais de 490 milhões meticais (mais de 16 mil dólares norte-americanos). Além deste custo, coube ao governo ainda disponibilizar cerca de 23 milhões de meticais (mais de 700 mil USD) para custear toda a logística, até à colocação do livro nas mãos do estudante.
Do total do material, a ser distribuído, o destaque vai para 5.316.400 livros-caderno para 1ª e 2ª classes.
Eurico Banze, porta-voz do Ministério da Educação (MINED), explicou em conferência de imprensa havida hoje, em Maputo, que, em relação à 3ª e 7ª classes, o processo consiste na reposição dos livros em 30 a 45 por cento.
“Colocado o livro nos distritos, os governos distritais vão assumir a responsabilidade de contratar agentes locais para o transporte até às instituições de ensino. Temos a nossa distribuidora de material escolar, a DINAME, que vai liderar o processo em todas as sedes distritais, praticamente da zona centro e norte do país”, referiu Banze.
A DINAME será responsável ainda pela distribuição do livro em todas as capitais provinciais até às instituições de ensino.
Idnórcio Muchanga