Início » “Hoyo-hoyo Walekaya” na Mediateca do BCI

“Hoyo-hoyo Walekaya” na Mediateca do BCI

Por admin

Está patente na mediateca do BCI, a mostra individual do artista plástico Jimmy Ndlovu.  Intitulada “Hoyo-hoyo Walekaya”, a mostra é composta por 32 obras, predominantemente em óleo sobre tela, técnica que caracteriza o trabalho do artista.

“Esta exposição é uma forma de dizer bem-vindo, filho de casa” – daí o título “Hoyo-hoyo walekaya”  e é um brinde ao meu reencontro espiritual depois de ter vagueado por várias dimensões à procura de mim mesmo” , afirma o artista.

Jimmy considera que este momento “significa a celebração do meu compromisso com a arte; não escolhi ser artista, a arte me sequestrou e me rendi”.

Artista plástico e activista cultural envolvido em iniciativas de promoção da arte e cultura, Ndlovu nasceu na década de 70, na Matola, tendo iniciado a sua actividade artística no Núcleo de Arte de Maputo, nos meados dos anos 90.

Após uma experiência na área da construção civil, de onde se afastou, Jimmy Ndlovu passou a dedicar-se inteiramente à arte. Instalou-se na África do Sul, onde participou em vários seminários e encontros de índole cultural, assumindo, inclusive, cargos de liderança, nomeadamente na associação de artistas de Eastern Cape, onde coordenou iniciativas de carácter artístico e cultural com a comunidade, agentes culturais e ONG’s. Criou o seu próprio espaço de exposição, promoção e marketing de trabalhos de artistas e estudantes  de arte, denominado “Afro Vibes Art and Original Concepts”.

Você pode também gostar de: