O académico e Reitor da Universidade Politécnica, Lourenço do Rosário, lançou recentemente a sua mais recente obra, intitulada "Singularidades III", uma colectânea de textos escritos pelo autor, nos últimos sete anos em vários livros, jornais e outras publicações.
Trata-se de uma obra composta por artigos de opinião, crónicas, contos, histórias, prefácios e posfácios sobre os mais diversos temas, tais como educação, política, literatura, entre outros.
Segundo Lourenço do Rosário, o título "Singularidades" resulta do facto de os textos que o compõem representarem a sua visão sobre o País e o mundo. "Nos textos, expresso aquilo que eu penso sobre o mundo em que me encontro. As matérias abordadas na obra retratam a minha opinião, daí o título. Este é o meu contributo no papel de cidadão inserido numa sociedade".
Para Narciso Matos, prefaciador da obra, a quem coube fazer a apresentação do livro, "Singularidades III" é uma colectânea muito rica, composta por matérias diversas e variadas que o autor, Lourenço do Rosário, publicou durante um período de sete anos.
"Quando lemos a obra, ficamos com vontade de ouvir muito mais do que foi escrito. Essa é a virtude desta obra, que trata de assuntos tão actuais e presentes no nosso quotidiano. O autor revela-se de forma directa, clara nos seus textos, através dos quais faz a confrontação de ideias", considera Narciso Matos.
Lourenço Joaquim da Costa Rosário nasceu em 1949, no distrito de Marromeu, província de Sofala e é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês, pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e Doutorado em Letras, especialidade de Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela mesma Universidade, desde Janeiro de 1987.
Lecciona em várias instituições de ensino superior de renome internacional como: a Universidade de Hamburgo, na Alemanha, Universidade de Milão, em Itália, Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, sendo actualmente professor da Universidade Nova de Lisboa e Reitor da Universidade Politécnica.
Tem também a seu cargo a orientação de trabalhos de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Com várias obras publicadas, é numerosas vezes solicitado para participar como orador em congressos e conferências. Para além de outras funções ligadas à defesa e preservação da língua portuguesa, faz também parte do seu vastíssimo currículo a Presidência do Projecto do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa.