Técnicos do sector de águas estão hoje reunidos em Maputo para busca de soluções para que até 2025 haja uma cobertura total em termos de abastecimento de água em país.
O encontro, de dois dias, organizado pela “Aquashare”, uma rede moçambicana de partilha de conhecimento no domínio de águas, decorre sob o lema “Água em 2025”.
O objectivo fundamental é definir novos rumos de desenvolvimento do sector de águas no contexto pós-2015 e ajudar as acções que o Governo tem levado a cabo para fazer chegar água a mais consumidores.
Prakash Ratilal, membro do Comité de Conselheiros da Agenda 2025, garantiu que o país esta num bom caminho no tocante a melhoria de abastecimento de água. “Estamos a resolver todos os problemas de água e isso é muito importante. A ideia é que façamos uma cobertura geral, em que toda gente tenha acesso à água potável, quer seja em termos de fontanários ou de ligações domiciliárias”, disse.
De acordo com a fonte, o país já atingiu 50 por cento de cobertura de abastecimento de água.
Por seu turno, Manuel Alvarinho, presidente da “Aqushare”, mostrou-se confiante no sucesso do evento, visto que o mesmo congrega quadros com vasta experiência em matéria de águas.
Idnórcio Muchanga