Auditores e inspectores do Trabalho da região norte do país, províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula e mais os da Zambézia, vão, esta semana, à capacitação em diversas matérias laborais.
Para além dos auditores e inspectores de trabalho, o curso, a realizar-se na cidade de Nampula, abrangerá igualmente os pontos focais do SISSMO (Sistema de Informação da Segurança Social Obrigatória) e os técnicos ligados ao sector de contas correntes das delegações provinciais do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) daquela região do país, totalizando 28 participantes.
Durante a formação, os participantes tratarão ainda matérias ligadas ao seguro social, ao SISSMO, à gestão da dívida, o contencioso da Segurança Social, as normas de funcionamento na Administração Pública, a Etica e Deontologia Profissional, entre outras.
A formação será ministrada por formadores do Ministério do Trabalho, representados pelo INSS e pela Inspeção-Geral do Trabalho (IGT), incluindo um quadro da Topdown, empresa brasileira responsável pelo desenho e implantação do SISSMO, que está a ser implantado no âmbito do projecto governamental que visa a informatização e modernização geral do INSS.
Este ciclo de formações arrancou na cidade de Maputo, envolvendo as províncias do sul do país, nomeadamente, Maputo, Gaza, Inhambane e a própria Cidade de Maputo, entre os dias 20 e 24 de Outubro corrente, enquanto a zona centro, províncias de Manica, Tete e Sofala, será conteplada na próxima etapa, de 10 a 14 de Novembro do ano corrente, na cidade de Chimoio.