Depois da divulgação oficial dos resultados das eleições gerais, de 15 de Outubro de 2014, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que garantiram vitória do candidato presidencial, Filipe Nyusi, e o seu partido, Frelimo, a cidade de Maputo foi caracterizado por um ambiente tranquilo, após a circulação, através das redes sociais e mensagens enviadas nos telemóveis, que incitavam a violência como forma de protesto contra os resultados anunciados na tarde de hoje em Maputo.
Com um pouco de receio é possível verificar cidadão e alguns transportes públicos e privados de passageiros a circularem.
Numa ronda efectuada pela nossa Reportagem em alguns bairros periféricos da cidade de Maputo, foi notória agitação popular por volta das 16:00 horas, a circulação de transporte público de passageiros era condicionada e a maior parte das lojas na baixa e bairros periféricos da cidade de Maputo foram encerramento antes das 15:00 horas. Entretanto, a Polícia da Republica de Moçambique já se encontrava posicionada em todas zonas críticas de manifestação, nomeadamente Maxaquene, Xiquelene, Hulene, Mafalala, Junta, Chamanculo, entre outros bairros. Muitos automobilistas que residem nas zonas de Magoanine, Mahotas, CMC, Ferroviário, Marracuene, Intaka, entre outros bairros, usaram, hoje, Avenida Julius Nyerere por considerar a mais segura.
Idnórcio Muchanga
aly.muchanga@gmail.com