O Carter Center exorta a todos os partidos políticos moçambicanos a continuarem a respeitar o processo eleitoral e a utilizarem os mecanismos estabelecidos para a resolução de quaisquer reclamações relacionadas com as eleições.
Em comunicado de imprensa aquela organização refere que após a observação do ambiente pré-eleitoral e do próprio dia da votação, 54 observadores do Carter Center e do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África (EISA) permaneceram destacados em diversos pontos do país para observar o período pós-eleitoral, incluindo o apuramento e certificação de resultados a nível distrital e provincial bem como o processo de reclamações.
Segundo o documento, esses observadores testemunharam um processo de apuramento sem procedimentos claros e consistentes, desordenado e em alguns casos sem a transparência necessária para aumentar a confiança no processo.
Os observadores da Carter Center visitaram 543 assembleias de voto no dia da votação e registaram um processo de modo geral pacífico e ordeiro, sem irregularidades significativas.
Aquela organização de observadores apela aos partidos e dirigentes políticos do país para estabelecerem laços estreitos com as autoridades relevantes para garantir que quaisquer reclamações sejam devidamente registadas e possam ser resolvidas atempadamente.
I.M