O Governo do Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) disponibilizou mais de 116 milhões de meticais para a contratação de consultores e implementação da fase piloto do projecto “Cada Distrito Um Produto” (CaDUP), doInstituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME).
O CaDUP é um programa que visa a dinamização do desenvolvimento local, valorização nacional e de criação e fortalecimento empresarial eenquadra-se no Programa Quinquenal do Governo para o reforço do Plano de Acção para Redução da Pobreza PARP).
Segundo o IPEME, o projecto vai apoiar as comunidades na legalização das actividades e a colocar os produtos no mercado, intermediar na ligação entre os produtores e os mercados rural e urbano, promover a transferência de conhecimento e de tecnologias e assistir os beneficiários e os produtores em valorização nacional.
domingo apurou que dos vários mecanismos de assistência promovidos pelo IPEME às PME's, o CaDUP é um dos programas de assistência empresarial enfocados para a melhoria da eficácia na exploração de recursos locais e de forma específica a iniciativas da zona rural, com vista a consolidação e desenvolvimento das indústrias existentes e estimular o surgimento de novas.
Espera-se que durante a vigência do projecto sejam assistidas um total de 180 Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME´s) em matéria de gestão de negócio no geral e deste universo serão seleccionadas pelo menos 27 para servirem de modelo e vão beneficiar de assistência técnica de forma integrada.
A nossa Reportagem apurou que todos os projectos das MPME's seleccionados como CaDUP devem ser registados numa base de dados, de modo que sejam reconhecidos como beneficiários que reuniram os requisitos para o efeito. A este grupo será atribuído um logotipo CaDUP e serão realizados trabalhos para garantir que os produtos de qualidade sejam comercializados nos mercados nacionais.
O IPEME espera garantir a transferência de conhecimento, assistência integrada às MPME’s, assegurar a troca de experiências a nível dos distritos das províncias abrangidas e réplica noutras ao longo do país, entre outros.
Para a selecção das empresas é necessários que estas tenham capacidade de produzir produtos ou serviços aceitáveis para a colocação no mercado nacional e internacional. Por outro lado, que desenvolvam actividades económicas que contribuam para o empoderamento e fortalecimento do espírito comunitário.
Dados em nosso poder indicam que os critérios de avaliação e selecção abrangem a utilização de recursos locais, grau e ou nível de diferenciação do produto, o potencial para a expansão do mercado, capacidade de desenvolvimento de cadeia de valor, potencial para acrescentar valor e habilidades assim como transferência de conhecimento, liderança, sustentabilidade do projecto, criatividade e auto confiança, plano de negócio, entre outros.