A Music CrossroadsMoçambique, em parceria com a COSV e Further Arts, apresenta Music Bridges, um projecto, que visa favorecer o fortalecimento da indústria musical como instrumento de redução da pobreza nos países da África Caraíbas e Pacífico (ACP) e intensificar a criação e a produção de música, bem como de bens e serviços em Moçambique e Vanuatu, tendo em vista uma cooperação Sul – Sul e a criação de networks regionais e internacionais, através de uma abordagem integrada e circuitos de distribuição.
A primeira fase deste projecto de 2 anos, teve lugar em Vanuatu, entre os dias 7 e 24 de Outubro de 2013. Seis (6) músicos moçambicanos, nomeadamente,Isaías Sebastião Massuko, Afro Amado, Nelson António Manjate, Beauty Sitoe, Hawaiu e Makoneny, foram seleccionados para representar o país, e tiveram assim a oportunidade de interagir com mais de 60 artistas provenientes de Vanuatu, Papua do Oeste, Papua da Nova Guinea, Nova Caledonia, Ilhas Salomone, Samoa, Tonga, Australia, Ilhas Reuniao, Fiji e Áustria. Além disso, os artistas passaram por formações e workshops, sobre direitos de autor e muito mais.
Hoje, termina no distrito de Bilene , o Crossroads Music Camp. A residência artistica, que reúne 45 artistas provenientes de Moçambique(Maputo, Gaza, Sofala, Nampula, Cabo Delgado, Manica, Quelimane), Vanuatu, Zimbabwe, Malawi, Nova Caledonia e Tanzania teve início no Sábado, dia 17 de Maio último.
AMusic Crossroads Moçambique é uma iniciativa de empoderamento juvenil através da música, que espera, com o Music Bridges, alcançar um universode cerca de 25 músicos moçambicanos e de outros países da África Austral, durante estes dois anos.
Durante o Crossroads Music Camp, os artistas terão a oportunidade de trocar experiências, explorar a criatividade e o trabalho conjunto. Estão programados workshops e concertos musicais no Tsindya e FEIMA.
O festivalMusic Bridges, que tem o financiamento da União Europeia, conta com a SOMAS (Mocambique) e Lettera27 (Italia) como parceiros associados, e com a parceria institucional do Centro Cultural Municipal Tsindya e FEIMA.