A redução da taxa na cional de desempre go de 18.4 por cento para 14.7 e a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que irá se consubstanciar, de entre outros, no aumento do acesso à ener gia, passando dos actuais 60.1 por cento para 88, e dos serviços e cuidados de saúde de 70.2 por cento para 73, são alguns dos ganhos que o Governo prevê alcançar, até 2029, com a implementação dos programas, subprogra mas e acções previstas no Plano Quinquenal do Go verno (PQG).
Além disso, o PQG irá possibilitar a manutenção da taxa de inflação média anual em um dígito, situan do-se em cerca de 4.5 por cento; fortalecer os secto res de actividade primárias (agricultura, pecuária, pes ca e silvicultura) e terciário (serviços), com substituição gradual de importações.
O alcance das metas do PQG, conforme a fundamentação do Governo, pro ponente da proposta, permitirá reduzir a pobreza, as desigualdades sociais e as assimetrias regionais, assim como estabelecer alicerces para a independência eco nómica do país. Leia mais…