A Autoridade Reguladora do Transporte Marítimo (Itransmar), um órgão tutelado pelo ministro dos Transportes e Logística, vai aplicar cerca de 300 mil dólares norte-americanos na aquisição de 4000 coletes salva-vidas, os quais serão entregues aos operadores marítimos de transporte de passageiros e de carga.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Itransmar, Unaite Mustafa, nos primeiros cem dias de governação “serão abrangidos 140 operadores que se dedicam ao transporte de passageiros e cargas em 34 áreas de travessia em Pemba, Tete, Zambézia, Angoche, Gaza, Beira e Inhambane”.
Moçambique tem registado um nível preocupante de perdas de vidas humanas em resultado de naufrágios, sendo de destacar o que vitimou 98 pessoas, em 2024, na Ilha de Moçambique.
A distribuição de coletes enquadra-se nas actividades inscritas nos primeiros cem dias do presente mandado do Presidente da República, Daniel Chapo, disse Mustafa.
“O Itransmar vai entregar 1600 coletes salva-vidas a diversos operadores de embarcações marítimas de pequeno e médio porte em diversas zonas do país até o final deste mês”, disse.
“Está acção do Governo vem complementar as actividades dos próprios operadores. Mesmo com os desafios que o país tem o Governo presta atenção também na segurança marítima”, frisou.