Moçambique participou, na semana passada, na Cidade do Cabo, na 15.ª Conferência dos Correspondentes Nacionais das Administrações Tributárias Africanas (ATAF – sigla em inglês), um fórum de cooperação tributária internacional para partilha de experiência sobre fiscalidade ao qual aderiu em 2011.
Raimundo Mapanzene, coordenador dos Assuntos do Fórum Africano das Administrações Tributárias, explicou que “nenhum país africano pode desenvolver sem o conhecimento técnico, científico sobre a matéria. Hoje vivemos um contexto africano baseado em economia digital, em fluxos financeiros internacionais e nós precisamos de ter experiências de outros países”.
Acrescentou que o país tinha o objectivo de dialogar com outras realidades tributárias “outros 44 países, de quarenta e quatro áreas de administração tributária, para aprender, mas também para transmitir a nossa experiência. Ouvimos ontem questões como educação fiscal, aduaneira, população de imposto, imposto verde, portanto impostos que incidem sobre a devastação do ambiente”. Leia mais…