- Faruk Nuro, presidente da autarquia de Nacala
ABIBO SELEMANE
abibo.selemane@snoticias.co.mz
Agovernação municipal completou um ano do presente mandato no passado dia 7 de Fevereiro corrente, pretexto para domingo entrevistar o presidente do Conselho Municipal da cidade de Nacala, província de Nampula, Faruk Nuro. Entre vários pontos, a conversa girou em torno dos problemas herdados do elenco anterior, entre os quais se destacam dívidas; viaturas avariadas e/ou retidas em algumas oficinas por falta de pagamento dos serviços de reparação; reabilitação e construção de estradas e valas de drenagem; apoio do empresariado local, entre outras questões.
Há um ano que dirige os destinos do município. Qual é o grau do cumprimento das actividades planificadas para este período?
No município encontrámos muitos desafios, mas também encontrámos muito apoio no seio do empresariado local. Neste momento, posso dizer que estou satisfeito com a nossa actuação. Conseguimos uma execução de 90 por cento do que fazia parte do nosso plano. É um orgulho considerando os desafios que enfrentamos. Entretanto, houve dificuldade de desembolso do fundo, mas não ficámos de braços cruzados. Melhorámos a arrecadação de receitas, de 42 milhões de Meticais, que era cobrada nos anos anteriores, para mais de 60 milhões no ano passado. Estamos a reabilitar as estradas, melhorámos o sistema de abastecimento de água. Estamos ainda à procura de parceria para o combate à erosão. Implementámos vários projectos sociais envolvendo os nossos parceiros.
O que falta fazer do planificado para o primeiro ano? Leia mais…