Início » Bons sinais para a economia

Bons sinais para a economia

Por Jornal domingo

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique tomou a decisão de reduzir a taxa de juro de política monetária, conhecida por taxa MIMO, de 12,75 para 12,25 por cento, em decorrência das contínuas perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo.

Igualmente, o CPMO anunciou a tão almejada redução dos coeficientes de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda nacional, de 39 para 29 por cento, e em moeda estrangeira, de 39,50 para 29,50 por cento, visando disponibilizar mais liquidez para apoiar a economia na reposição da capacidade produtiva e da oferta de bens e serviços.

Em relação à decisão de redução da taxa MIMO, está claro que o que o Banco de Moçambique pretende é, mais uma vez, sinalizar para o sistema financeiro que deve baratear e tornar fácil o acesso ao crédito, cuja consequência mais lógica será ter as empresas a investir mais, contratar novos funcionários e inovar, por um lado, e, por outro, a nível micro-económico, as famílias passam a ter mais dinheiro para gastar, o que estimula o consumo. Leia mais…

Você pode também gostar de: