Início » Privilegiar o debate político na AR

Privilegiar o debate político na AR

Por Jornal domingo

A semana que hoje inicia é aguardada com expectativa pelos moçambicanos devido ao previsível arranque da tomada de posse na Assembleia da República (AR) dos deputados eleitos pelos partidos Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) nas VII eleições gerais de 9 de Outubro de 2024. Trata-se, na verdade, do culminar de uma acção que arrancou a 13 de Janeiro corrente, com a investidura de 210 deputados, dos quais, 171 do partido Frelimo e 39 do PODEMOS, sendo que este partido ainda tem que preencher os restantes 4 assentos a que tem direito.

A tomada de posse, a ser feita perante a presidente da AR, acontece momentos depois da investidura de parte do Governo e da totalidade dos membros das assembleias provinciais e dos 10 governadores, este último acto dirigido pelo Presidente da República, Daniel Chapo. Quanto a nós, estes factos revestem-se de capital importância.

A partir desta semana poderemos ter os 4 partidos com assento parlamentar a ocupar os seus assentos e, com o novo Governo já formado, estarão criadas as condições para o órgão reunir e apreciar as primeiras propostas, designadamente o Plano Quinquenal do Governo e o Plano Económico Social para 2025. Leia mais…

Você pode também gostar de: