O Presidente da Associação Moçambicana de Bancos (AMB), Teotónio Comiche, concedeu uma entrevista na qual falou sobre as acções que têm sido levadas a cabo pela agremiação que dirige com vista a melhor o nível de acesso e uso de serviços financeiros pelas mulheres, população rural e trabalhadores informais. Sabemos que a Associação Moçambicana de Bancos (AMB), no âmbito das suas atribuições, tem implementado acções e/ ou iniciativas que contribuem para a inclusão financeira da mulher no país.
Qual tem sido a intervenção da instituição para o alcance deste objectivo? Os nossos associados, por reconhecerem a importância que se reveste a inclusão financeira, têm promovido várias iniciativas que visam melhorar o nível de acesso e uso dos serviços financeiros, com particular enfoque para os grupos tradicionalmente excluídos e mais vulneráveis, como as mulheres, população rural e trabalhadores informais.
As iniciativas em curso são diversas, com destaque para a expansão da rede de agências com foco nas zonas rurais, aposta na digitalização, canais alternativos e remotos, criação de soluções financeiras ajustadas às reais necessidades, capacidades e expectativas deste segmento, melhoria dos níveis de conhecimento da população sobre a banca e gestão de finanças pessoais, através de uma forte aposta em programas de educação financeira e feiras de cidadania. Leia mais…