POR: ANGELINA MAHUMANE
angelina.mahumane@snoticias.co.mz
O presidente da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME), Bento Machaila, continua a apontar a existência de constrangimentos neste sector, mesmo depois das alterações nas regras de contratação de empreitadas públicas.
Em conversa com a nossa Reportagem, Machaila denuncia, por exemplo, que grande parte dos problemas enfrentados nos grandes projectos de construção de infra-estruturas resultam do facto de os consultores elaborarem projectos sem sair dos gabinetes. No seu entender, a visita aos locais onde serão realizadas as obras permite que se tenha riqueza de detalhes técnicos que permitem que a empreitada seja feita com o mínimo de erros.
“As empresas de consultoria são as primeiras a serem contratadas. Elas é que elaboram os projectos, muito antes de se lançarem concursos para a contratação de empreiteiros. No entanto, há muitos projectos, sobretudo relativos às vias de acesso, que apresentam deficiências porque são elaborados sem prever a construção das valas de drenagem”, Leia mais…