O quinto Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, promete reduzir o tamanho do governo, começando pelo número de ministérios e ministros, ao mesmo tempo que quer eliminar Secretarias de Estado equiparados aos ministérios.
Enfatizou que este exercício significará uma economia em cerca de 17 mil milhões de Meticais por ano e anunciou que este montante será redireccionado para onde realmente importa, nomeadamente para os sectores de educação, saúde, agricultura, água, estradas e energia.
Também assegurou que irá eliminar a figura de vice-ministro e que, partir de agora, o país passará a contar com Secretários de Estado com responsabilidades claras e bem definidas, respondendo directamente aos ministros.
“Será m governo menor, mas muito mais ágil e eficiente. As atribuições do Secretário Permanente nos ministérios serão
redefinidas para que este não seja apenas uma figura cosmética. Com estas mudanças pretendemos simplificar a máquina governativa e diminuir, ainda mais, os gastos públicos. É hora de termos um governo que respeite o suor do povo moçambicano e utiliza cada Metical com responsabilidade”, enfatizou.