A qualidade dos produtos e serviços em Moçambique tem ganho cada vez mais destaque. A situação reflecte o esforço crescente do sector privado e não só em se adequar aos padrões internacionais.
Em 2024, o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) atribuiu 38 certificados de qualidade, tanto para empresas quanto para produtos, alcançando um total de 189 empresas certificadas no país.
Apesar dos avanços, a adesão às normas ainda enfrenta desafios significativos, sobretudo devido à voluntariedade do processo e crescente necessidade de incutir uma cultura de qualidade nos consumidores. Esta posição é defendida pelo directorgeral-adjunto do INNOQ, Arlindo Mucone, que, em entrevista ao domingo, fala do panorama actual da certificação, os sectores mais comprometidos com a qualidade, os desafios enfrentados e as iniciativas em curso para assegurar a conformidade dos produtos no mercado nacional.
Abordou ainda o impacto do Programa de Avaliação da Conformidade (PAC), lançado em meados de 2023, e o papel da fiscalização na garantia de bens e serviços seguros para os consumidores. Leia mais…