Neusa Eva Matimbe é uma jovem de 27 anos. Na adolescência, não gostava de fazer os trabalhos domésticos, sobretudo cozinhar. O seu foco estava nos estudos. Neusa sonhava em ser uma advogada. Nos tempos livres apenas dormia. Ajudar a mãe nas tarefas domésticas? “Não queria ouvir nem brincando”, revela .
Entretanto, aos 22 anos, Neusa e seu parceiro decidiram viver juntos e, segundo conta, o seu marido sabia que ela era “preguiçosa”. Mas, mesmo assim, concordou em tê-la como esposa, afinal, julgava que só o amor importava. Entretanto, pouco tempo depois “exigiu” que ela aprendesse a fazer os trabalhos domésticos, principalmente, a preparar suas refeições. Isso despertou de imediato o interesse em aprender a realizar tais tarefas.
Alarmada, entrou em contacto com a sua mãe para contar o ocorrido, pois acreditava que sua mãe a acolheria novamente em sua residência. Para a sua tristeza, sua mãe recusou que ela voltasse a morar com ela, aconselhando-a crescer e arcar com as consequências dos seus actos. “Minha mãe disse: ‘é bom!’, e afirmou que não queria me ver a voltar para lá, porque sempre me chamava atenção quando era mais nova, e eu não a quis ouvir”, revela. Leia mais…