Início » JANEIRO-SETEMBRO DE 2024: Exportação de pescado rende 42 milhões de dólares

JANEIRO-SETEMBRO DE 2024: Exportação de pescado rende 42 milhões de dólares

Por Angelina Mahumane

Moçambique exportou, de Janeiro a Setembro do presente ano, 7.604 toneladas de pescado diverso proveniente da pesca e aquacultura, que resultou na arrecadação de mais de 42 milhões de meticais norte-americanos, o que corresponde a um desempenho em 75 por cento em relação ao previsto e um crescimento de apenas um por cento, em comparação com igual período de 2023.

Segundo o Director-geral da Administração Nacional de Pescas, Cassamo Júnior, o nosso país exporta camarão de superfície, crustáceos de profundidade, peixes, polvo, kapenta e o caranguejo do mangal.

Os países asiáticos foram os que mais importaram a produção pesqueira nacional, com 3.616 toneladas, o correspondente a cerca de 47 por cento do volume total, seguidos da União Europeia com 2.564 toneladas, o correspondente a 34 por cento, e dos mercados dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com 1.345 toneladas, que representa 18 por cento do volume total das exportações.

PROCESSAMENTO

domingo apurou que as maiores unidades de processamento de pescado encontram- -se nos principais Portos de Pesca, nomeadamente Maputo, Beira e Quelimane, que de Janeiro a Setembro manusearam 10.282 toneladas de pescado dos quais 6.465 toneladas desembarcadas por embarcações industriais e 833 toneladas por embarcações semi-industrial.  Leia mais…

Você pode também gostar de: