Desde Outubro último, o país conta com mais um Médico formado em oncologia ginecológica (oncoginecologia), especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de cancros que acometem o sistema reprodutor feminino e suas lesões precursoras.
A formação destes médicos é fruto de um projecto da Sociedade Internacional de Ginecologia Oncológica implantado no ano 2017, em parceria com o Centro de Oncologia do MD Anderson, da Universidade do Texas dos Estados Unidos de América e cinco instituições brasileiras, direcionado a países de baixo recursos do qual, Moçambique foi um dos centros pilotos.
O Serviço de Ginecologia Oncológica do HCM, onde são realizadas actividades de prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento – cirúrgico, quimioterápico e radioterápico, é referência nacional, sendo o cancro do colo do útero, o mais prevalente e tratado.
Nos últimos anos, Moçambique vem desenvolvendo e implementando acções enérgicas, visando o combate deste problema de saúde pública que vem afectando a qualidade de vida de muitas pacientes. A exemplo disso, é o Centro de Treino e Pesquisa implantado no HCM, que tem o cancro como a maior área de interesse. Paralelamente a isto, o país está a desenvolver estudos que poderão culminar com novas abordagens para lidar com este tipo de patologias, o que vai contribuir para minimizar o agravamento do estado de saúde e morte de pacientes.
172
Artigo anterior