TEXTO DE DALTON SITOE
Ngoma é sobejamente conhecido como um termo bantu, que significa tambor, mas para o povo nguni, do lado moçambicano baseado no distrito de Angónia, na província de Tete, é o nome da dança que representa a sua maior expressão cultural, digna de ser exibida nas cerimónias festivas do reinado.
Os dançarinos vestem-se essencialmente de peles de animais em forma de tiras na parte da cintura, apresentando- -se com um aspecto de “saia”; manguerengueza, amarrado nos tornozelos produzindo som a cada movimento da perna; ntine, na cabeça; xigubo, no peito; xichango, que em tempos era utilizado para defenderem-se na guerra; xibonga, que era usado como instrumento alternativo a flecha para atacar o inimigo.
Trata-se de um povo com histórico de guerra, pois movimentou-se da África do Sul para Moçambique, Malawi, Zimbabwe, Zâmbia, e Tanzânia, pelo facto de Sochangana, avô de Gungunhana, ter decidido fugir do imperador Txaka Zulu, após sair derrotado na luta contra um chefado na zona dos suazis, pois na altura os generais que não venciam naquele império eram mortos. Leia mais…