Início » OBITUÁRIO: 1957-2024: Morreu Fernando Faustino

OBITUÁRIO: 1957-2024: Morreu Fernando Faustino

Por Jornal domingo

A Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) está de luto com a morte na madrugada de ontem, na vizinha África do Sul, do seu secretário-geral, Fernando Faustino, vítima de doença.

Destacado combatente da luta de libertação nacional, Faustino nasceu a 3 de Março de 1957, na localidade de Inhangoma, distrito de Mutarara, província de Tete. Desempenhava as funções de secretário-geral da ACLLN desde 2014 e, à data da sua morte, cumpria o terceiro mandato a frente desta organização.

Muito cedo, abraçou a militância pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), onde ingressou a 22 de Maio de 1965 como estudante, entre 1965 e 1970.

Concluiu o Ensino Primário no Centro Educacional de Tunduru, na Tanzânia, e em 1971 treinou em Nachingueia, na Tanzânia. De seguida, desempenhou diferentes tarefas na província de Cabo Delgado, antes de ser incorporado na 3.ª companhia do batalhão para a preparação político-militar.

Nove meses depois, voltou a frequentar a Escola Secundária da Frelimo em Bagamoio, na Tanzânia. De 1972 a 1974, participou em várias tarefas nas zonas libertadas de Cabo Delgado, nomeadamente nos centros educacionais de Nangade e base Beira, tendo desempenhado outras tarefas. Leia mais…

Você pode também gostar de: