A Polícia da República de Moçambique em Manica neutralizou mais um cadastrado que faz parte de uma perigosa quadrilha de assaltantes a mão armada que actua nas cidades de Manica, Tete e na vizinha República do Zimbabwe.
O grupo era composto por cinco membros. Com a captura deste, passou para dois o número de detidos enquanto três estão foragidos. O recém-detido chama-se Zeferino Agostinho, mais conhecido nos meandros do crime pelo nome de Zefi.
Ele foi capturado no posto administrativo de Cafumpe, distrito de Gôndola, onde se havia refugiado depois de mais uma “sessão” de tiroteio com a polícia em princípios do mês passado.
Zeferino Agostinho, que desde semana passada está sob custódia policial, em conversa com a nossa reportagem na enfermaria do Hospital Provincial de Chimoio (HPC) onde estava internado a receber tratamento médico (ferimentos provocados por balas), disse que está no mundo do crime há sensivelmente cinco anos.
Explicou que saiu da cadeia em Novembro passado depois de cumprir uma pena de três anos. Depois da cadeia passou a pertencer ao grupo que protagonizou assaltos na cidade de Harare, na República do Zimbabwe e nas províncias de Tete e Manica.
A investida de Tete aconteceu no distrito de Macanga onde, usando catanas e outros objectos perfuro contundentes, roubaram mais de cem mil meticais. Ainda na cidade de Tete, na zona de Matundo, os larápios vigarizaram um cidadão e levaram mais de 50 mil meticais.
Na cidade de Chimoio, os bandidos semearam terror em várias zonas. A polícia acredita ser o mesmo grupo que em finais do ano passado baleou mortalmente alguns cidadãos nacionais e estrangeiros. Dos assaltos, aqueles bandidos roubaram avultadas somas em dinheiro.
Uma fonte ligada a polícia informou ao domingo que a corporação continua as buscas pelos três membros da quadrilha ainda fugitivos.
“Tal como este, que acabamos de neutralizar, os outros serão capturados e levados a justiça. Estamos a trabalhar usando todas variantes operativas para que, em curto espaço de tempo, esses e outros casos sejam esclarecidos. Já temos pistas. Zeferino Agostinho foi encontrado no interior duma residência onde estava a apanhar tratamento depois de ser baleado pela polícia. Aos poucos havemos de encontrar os outros”, disse aquela fonte.
Recorde-se que o primeiro assaltante foi neutralizado pela corporação depois duma troca de tiros com a polícia. Os meliantes foram interpelados pela polícia quando se preparavam para mais um assalto na zona da Nhampassa, no distrito de Báruè. Nessa troca de tiro, um dos bandidos foi baleado e os restantes quartos puseram-se a fresco.
Ainda na semana passada, a polícia desmantelou um grupo composto por cinco membros que planeavam sequestrar um empresário de renome na cidade de Chimoio, capital da Província de Manica.
Os supostos sequestradores foram neutralizados num restaurante naquela cidade onde pretendiam passar refeições antes de executarem o plano. A operação estava a ser desenhada com envolvimento dum dos trabalhadores do referido empresário, de acordo com informações tornadas públicas pela PRM.
Na circunstância, a corporação recuperou três armas de fogos, sendo duas pistolas e uma AKM com respectivas munições. Informações em nosso poder indicam que os cinco integrantes do grupo chegaram a Chimoio idos da capital do país Maputo.
Domingos Boaventura