TEXTO DE FLORÊNCIA CAMILO
O fisiculturismo é uma prática que combina exercícios de resistência e rigorosa disciplina para esculpir o corpo humano, desenvolvendo musculatura de forma controlada e estética. Popularizado pela sua exigência física e dedicação, o fisiculturismo é geralmente associado aos homens, sendo ainda raro ver mulheres a competir ou a treinar nesta modalidade, especialmente em Moçambique. No entanto, essa percepção está a ser desafiada por algumas atletas determinadas a quebrar o paradigma e conquistar o seu espaço no desporto, entre elas Palmira Fernandes, uma das poucas atletas moçambicanas que têm abraçado o fisiculturismo com paixão e dedicação.
Palmira Fernandes, de 31 anos, iniciou o seu percurso no fisiculturismo aos 23, quando uma colega de trabalho a incentivou a participar num campeonato nacional.
“Na altura, ela disse-me que eu tinha o corpo ideal para a modalidade. Foi tudo muito novo, mas aceitei o desafio”, recorda.
No seu primeiro campeonato, Palmira subiu ao palco sem experiência, mas conquistou o terceiro lugar.
Desde então, não parou de se dedicar à modalidade, enfrentando preconceitos e desafios que lhe surgiram ao longo do caminho. Leia mais…