Início » Dívida Pública tem solução

Dívida Pública tem solução

Por Jornal domingo

– afirmam economistas Constantino Marrengula e Luís Magaço

TEXTO DE JORGE RUNGO E ANGELINA MAHUMANE

O Ministério da Economia e Finanças (MEF) e o Banco de Moçambique (BM) alertam com frequência sobre os riscos de refinanciamento e para o aumento dos custos com novas emissões de Dívida Pública (DP), nome que se dá ao total das dívidas de um país, incluindo as responsabilidades financeiras das administrações públicas.
A DP, que pode ser interna ou externa, surge quando o governo gasta mais do que arrecada, e é financiado por credores como pessoas físicas, empresas e bancos que emprestam dinheiro ao executivo quando este emite títulos públicos ou recorre a empréstimos.
Em Setembro do ano em curso, o Governador do Banco Central, Rogério Zandamela, mostrou-se preocupado com o nível de endividamento público interno que, excluindo os contratos de mútuo e de locação, e as responsabilidades em mora, situava-se em 402.7 mil milhões de Meticais, o que representava um aumento de 90.3 mil milhões em relação a Dezembro de 2023.
Por sua vez, o Ministério da Economia e Finanças (MEF) reconhece que, para os próximos três anos, prevê-se a persistência das pressões sobre a despesa pública devido a eventos adversos, com destaque para os efeitos contínuos da pandemia da Covid-19, a instabilidade em Cabo Delgado, os impactos dos ciclones Kenneth e Idai, mudanças demográficas, pressões sociais, desastres naturais e a volatilidade nos preços das matérias-primas (commodities). Leia mais…

Você pode também gostar de: