Início » Uma nova, “estranha”, Tripla Entente na Europa?

Uma nova, “estranha”, Tripla Entente na Europa?

Por Edson Muirazeque

A Alemanha e o Reino Unido, as duas potências europeias que mais gastos militares têm, formalizaram um pacto bilateral de defesa mútua. O acordo, assinado na semana passada, prevê que as duas potências se comprometam a cooperar em exercícios no flanco oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em face a preocupações com uma possível escalada da guerra na Ucrânia.

O acordo, cujo alvo primário é a Rússia, mas não só, parece ser uma reedição, “estranha”, da formação da Tripla Entente, uma das alianças estabelecidas entre o final do século XIX e início do século XX, que terá sido uma das principais responsáveis pela eclosão da I Guerra Mundial. Do mesmo modo, o acordo sinaliza, ou marca, um passo no esforço do novo governo britânico de sair do “auto-isolamento” a que o país se havia imposto com o Brexit.

O acordo assinado entre os ministros da defesa da Alemanha e do Reino Unido, Boris Pistorius e John Healey respectivamente, abrange desde o desenvolvimento conjunto de mísseis até exercícios adicionais no Báltico, direitos de hospedagem para aviões de caça submarina na Escócia, juntamente com um importante acordo de fábrica de artilharia para o fabricante de armas Rheinmetall, com sede em Düsseldorf.

Segundo o comunicado conjunto tornado público, o acordo é assinado num contexto em que há “crescentes preocupações de segurança, exacerbadas pela guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, e pela deterioração do ambiente estratégico”. Leia mais…

Você pode também gostar de: