O Presidente da República, Filipe Nyusi, fez uma comunicação ao país na manhã de hoje, na qual apelou a todos os moçambicanos a manterem a calma e serenidade enquanto aguardam pelos resultados eleitorais que serão anunciados em breve.
Na ocasião, lamentou o facto o país ter assistido, na segunda-feira, a focos de perturbação da ordem pública que se caracterizaram por confrontos com agentes da polícia e disse que o Governo reconhece que os moçambicanos têm o direito a manifestação e liberdade de expressão, “mas este exercício deve ser feito em obediência à Lei”, sublinhou.
Indicou ainda que é responsabilidade dos líderes politicos dar o exemplo. Adiante, disse “lamentar profundamente” o facto de alguns jornalistas terem sido atingidos durante o uso de meios de controlo de massas pela polícia que igualmente causaram feridos entre os manifestantes e os próprios agentes.
Lembrou que o processo eleitoral ainda está em curso em termos executivos e judiciais pelo que, segundo o Chefe de Estado, “inquieta aos moçambicanos e ao mundo a realização de mais reivindicações nos dias 24 e 25 do mês corrente, quando o processo ainda não terminou”.