Já está patente na galeria da Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), na capital moçambicana, a exposição colectiva “Vozes da Inclusão”, dos artistas plásticos Vovo`s e Fred Bulande.
A mostra, que contou com a curadoria de Yolanda Couto, soma 20 obras, oferecendo um mosaico de cores e expressões que chegam a reflectir sobre a condição humana e a complexidade de relações, conforme escreveu o escritor Eduardo Quive.
Com recurso à técnica mista ou acrílico sobre a tela, os dois artistas mergulham nas diferenças sociais que fazem as gentes de Moçambique, focando, sobretudo, no campo e cidade numa busca para representar as desigualidades sociais de que o mundo é feito e que o país é parte.
O trabalho também aborda os impactos das mudanças climáticas, referindo especificamente ao ciclone Fred que abalou Moçambique e que deixou um rasto de destruição, sendo que a exposição passa igualmente pelas influências que os hábitos e culturas do país vão sofrendo, metamorfoseando-se em outras expressões. Os dois artistas, no fim, pintaram suas telas retratando o amor, as relações humanas e expressando sentimentos através da cor viva e alegre, onde se destaca a mensagem de esperança de um mundo onde diferentes vozes se fazem ouvir na construção de um mundo melhor. Leia mais…