Início » Nampula regista 10 ilícitos e 11 detidos na votação

Nampula regista 10 ilícitos e 11 detidos na votação

Por Jornal domingo

Na província de Nampula subiu de oito para 10, o número de Ilícitos eleitorais registados ontem, dia da votação , em diversos distritos. As referidas infrações foram registadas durante o processo de votação e apuramento das sétimas eleições presidenciais, legislativas e as quartas das assembleias provinciais de 9 de Outubro.

Em consequência dos 10 ilícitos eleitorais, a PRM recolheu às celas 11 indivíduos, anunciou ontem a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Rosa Chaúque, falando no balanço do processo de votação.

Na ocasião, Rosa Chaúque disse que estes dados são provisórios, com destaque para a perturbação da ordem nas assembleias de voto, duas tentativas de introdução na urna de mais de um voto por cada eleição e cinco casos de tentativa de destruição de boletins, nos distritos de Nampula, Erati, Nacarroa, Nacala e Monapo.

De acordo com a fonte, em Nacala uma mulher foi encontrada na posse de boletins pré-votados. Neste momento, continuam a garantir a segurança no transporte dos kits de votação, nomeadamente actas, editais, boletins de voto e outros materiais, bem como dos Membros das Mesas de Voto (MMV).

Entretanto, o director provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral(STAE) em Nampula, Luís Cavalo, disse que já iniciou a digitalização das actas de apuramento nas sedes distritais do STAE, acto que deverá terminar 48 horas após o fim da votação.De acordo com a fonte nos 23 distritos da província de Nampula, e 4.746 mesas de voto, continua a decorrer a recolha dos materiais e kits de votação para os distritos.

“À medida que os editais vão chegando aos STAE distritais, os documentos são digitalizados pelos técnicos da Comissão de Eleições na presença dos delegados de candidatura”, destacou.

Já na Ilha de Moçambique, o director distrital do STAE, Abdul Naimo, garantiu terminar ontem o processamento dos dados das 65 mesas e hoje anunciar os resultados intermédios pela CDE.

Nampula, maior círculo eleitoral, inscreveu 3.266.882 eleitores para a eleição do novo Presidente da República, 48 deputados, 103 membros da Assembleia Provincial e Governador, nas 4746 mesas.

Você pode também gostar de: