TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE E ALFREDO ARMANDO
Gutsamba é uma marca pertencente à empresa Agro-Serviços que se dedica à produção de licores, polpas de frutas, compotas, achares e molhos de piri-piri, tudo com base nas chamadas frutas negligenciadas, tais como manga indígena, mapfilwa, malambe, laranja, tamarindo, jambalão, limão-galego e maracujá.
Este negócio foi desenhado como resposta às necessidades de renda das comunidades, por isso a companhia não tem áreas de cultivo para colher a fruta para o processamento. Os fornecedores são das comunidades e devem responder a determinados critérios para fazer parte da base de dados.
Por exemplo, a firma só aceita fornecedores desempregados, preferencialmente mulheres (70 por cento dos actuais fornecedores), e que sejam maiores de idade. Outro detalhe é que usa apenas frutas indígenas. “Não trabalhamos com variedades melhoradas”, disse Pedro Tomo, gestor da Agro-Serviços.
A escolha de frutas indígenas foi propositada, pois a ideia é não fornecer ao mercado produtos que contenham químicos, como é o caso de resíduos de pesticidas. “Assim, conseguimos oferecer aos consumidores um produto orgânico”. Leia mais…