André Matola, jornalista e chefe da Secção do Nacional deste semanário, apresenta no próximo dia 29 de Janeiro em Lisboa, Portugal, o seu livro intitulado Vida e Visão Empresarial de Salimo Abdula.
O lançamento da obra, segundo André Matola, antecederá um jantar de confraternização dos empresários da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
No prefácio, o economista Adriano Maleiane refere que o livro narra, com mestria e experiência do jornalista, a história de um jovem zambeziano (Salimo Abdula) que, sem recursos financeiros, mas com pensamento estratégico, conseguiu impor-se no mundo dos negócios.
“Diz-nos que a visão e honestidade são peças fundamentais para se ser um bom empreendedor e beneficiar da confiança para poder aceder a fundos alheios para desenvolver negócios. Empreendedor, na sua óptica, é mais do que ter empresa, é estar preparado para assumir riscos calculados, conhecer o negócio em que se envolve e apostar fortemente na qualificação dos colaboradores, por serem estes os garantes do sucesso empresarial”, escreve Adriano Maleiane, avançando que nos tempos que correm precisamos de actores económicos para, com exemplos práticos, explicarem como se estrutura um plano estratégico de negócio e a sua implementação, isto para se reduzir o pessimismo que paira em muitos de nós.
André Matola é também autor do livro “Moçambique, Sida e Hábitos Tradicionais” (2010).
Em 2011, na sede da Organização Internacional de Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça, proferiu uma palestra subordinada ao tema HIV e SIDA no local do trabalho a convite daquela organização das Nações Unidas em cooperação com o Governo de Moçambique.
André Matola é licenciado em Farmácia pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).