O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Cabo Delgado, iniciou o processo de alocação do material de votação aos distritos, no âmbito dos preparativos para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, marcadas para 9 de Outubro corrente.
De acordo com o director provincial do STAE,
Cassamo Camal, foram alocadas urnas e cabines de voto, sendo que os kits principais contendo cadernos e boletins de voto estarão nos locais de votação um dia antes da data das eleições. “Exceptuando as cidades como Pemba, Montepuez e as vilas de Chiure e outras, o material vai ser alocado nas primeiras horas do mesmo dia de votação. Neste momento, o STAE provincial está a receber o material principal, empacotar e catalogar em malas. Portanto, tudo está a ser acautelado ao detalhe para que não falhe nada”, disse Camal.
A fonte sublinhou que devido à situação de insegurança que se vive em alguns distritos, o STAE recorrerá ao uso de meios aéreos e embarcações, para a distribuição do material de votação e afectação dos membros das mesas de voto. “Refiro-me aos distritos da zona costeira como Mocimboa da Praia, Palma, Quissanga, Macomia e Ibo. Temos informações de existência de engenhos explosivos em algumas estradas e não queremos que os MMV e o próprio material de votação corram riscos, pelo que estamos a colaborar com as Forças de Defesa e Segurança. Acreditamos que tudo vai correr bem” – afirmou Camal.
Por outro lado, o nosso interlocutor fez saber que a formação de 15.337 membros de mesa de voto termina neste sexta-feira. Com efeito, em Cabo Delgado foram inscritos 1.497.544 potenciais eleitores e a província tem 21 mandatos para Assembleia da República e 82 para assembleia províncial.
242
Artigo anterior