O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique (BdM) reduziu novamente a Taxade Juro de Política Monetária (taxa MIMO), de 14,25 por cento para 13,50 por cento, alegando que continua a decorrer a consolidação das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, num contexto em que a avaliação dos riscos e incertezas associados às projecções mantém-se favorável.
Ainda hoje, e antes da tomada desta decisão, foi realizado um encontro do Comité de Estabilidade e Inclusão Financeira do BdM, que avaliou a evolução dos indicadores de inclusão financeira que concluiu que os níveis de inclusão financeira aumentaram significativamente.
Este comitê observou que as perspectivas da inflação mantêm-se em um dígito, no médio prazo, sendo que, em Agosto último,a inflação anual continuou a tendência de desaceleração ao fixar-se em 2,8 por cento, após 3,0 por cento em Julho. Referiu ainda que a mesma tendência foi observada na inflação subjacente, que exclui as frutas e vegetais e bens com preços administrados.
“A manutenção das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, reflecte, essencialmente, a estabilidade do Metical e o impacto das medidas tomadas pelo CPMO”.