O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou na tarde de ontem o novo quartel que vai acolher a 10.ª Sub-unidade de Intervenção Rápida, comummente designada por UIR, que passa a assumir a missão estratégica de protecção da região sul da província de Cabo Delgado, a partir de Mieze.
Trata-se do primeiro e maior quartel existente desta força, construído após a independência nacional, pelo que o Presidente Nyusi aproveitou o momento para homenagear a todos quantos deram a sua vida e sacrificaram a sua juventude para que o país tivesse uma Polícia moderna e profissional pela qual se orgulha.
Na ocasião, o Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança saudou a população de Cabo Delgado pela resiliência e engajamento abdicado ao trabalho rumo ao desenvolvimento socioeconómico da província e do país em geral, afirmando que “esta firmeza verifica-se no meio de adversidades decorrentes da incidência de actos terroristas em alguns distritos da província, no seio de pandemias, desastres naturais, entre outros”.
Adiante, referiu que a construção do quartel na posição estratégica de Mieze resultou de uma profunda análise da sua funcionalidade, localização e necessidade de apetrechar as forças da lei e ordem em infra-estruturas condignas, material e equipamento que permitam que os seus recursos humanos elevem os níveis de desempenho, prestando o melhor serviço de protecção às populações e seus bens. Leia mais…