-defende Salim Valá, PCA da Bolsa de Valores de Moçambique
OPresidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, entende haver uma mudança de paradigma a nível da economia global que faz com que as soluções que eram aplicáveis há alguns anos, para o modelo de desenvolvimento do país, hoje se mostrem desajustadas.
Falando para uma audiência de economistas e quadros seniores da banca comercial da praça e de empresas seguradoras, Valá disse que o país deve repensar e experimentar novas vias que se encaixem no contexto actual e do futuro, tendo em conta que almeja sair da pobreza pois, enquanto se esforça nessa direcção, enfrenta múltiplos choques e crises.
Uma vez que o tema sobre a independência económica tem estado a ser abordado no presente contexto político, Valá lembra que este objectivo é anterior à independência nacional “porque esta, por si só, não era suficiente”.
Contudo, sublinha que o país deve estar melhor apetrechado para enfrentar as crises e choques e, para isso, diz ser necessário afinar, ajustar e, quando necessário, alterar as estratégias. Leia mais…