Avila-sede do distrito de Magude, na província de Maputo, apresenta aspecto diferente. À chegada, vislumbra-se de imediato as diferentes transformações ocorridas como resultado de ocupação das antigas lojas, bem como a entrada em funcionamento de novos estabelecimentos comerciais.
Antigos moradores salientam que os novos estabelecimentos têm contribuído para a fácil aquisição de diferentes artigos a nível local, incluindo géneros de primeira necessidade.
Com sete bairros residenciais, o maior exemplo das metamorfoses ocorridas pode ser encontrado na localidade de Matchabe, conforme destaca o responsável local, Jossefa Sitói. Este considera que face ao crescimento da rede comercial, melhorou a oferta e a diversidade de produtos.
“Os preços são acessíveis. As pessoas já não saem da vila para comprar artigos. Hoje existem grandes lojas e mercearias”, ajunta.
“Magude, mudou muito de rosto. Já não é o mesmo de ontem”, reforça, destacando, por outro lado, o facto de, nos últimos cinco anos, terem entrado em funcionamento dois novos institutos técnico-profissionais, a par da escola agrária, elevando a disponibilidade de vagas para o ingressos de alunos. Leia mais…