- Especialista defende que uma boa saúde oral passa pela correcta e frequente limpeza dos dentes, adopção de hábitos saudáveis, como alimentação nutritiva e rejeição do tabaco
Sabia que uma má limpeza dos dentes pode causar problemas sérios ao coração? Estudos indicam que sim.
Doenças como valvulopatias, endocardite, periodontite e aterosclerose associam-se à péssima saúde oral, causando mal-estar geral pelo facto de obstruírem importantes artérias, o que impede a livre circulação de sangue, importante factor de risco para ataque cardíaco e morte.
“Para evitar males maiores, como lesões valvulares no coração, nada melhor que uma boa higiene oral”, aponta Reginaldo Banze, médico cardiologista do Hospital Central de Maputo.
A BOCA COMO PORTA DE ENTRADA DE BACTÉRIAS
Afinal tudo começa na boca. Mal cuidada, após consumo de alimentos, destaca-se como espécie de porta de entrada para bactérias que podem gerar infecções e lesões que se revelam fatais com o tempo.
O especialista explica que, na falta de uma higiene adequada, aqueles micro-organismos invadem a corrente sanguínea e alojam-se progressivamente nas cavidades do coração, criando inflamações que expõem o ser humano ao risco de desenvolver patologias de natureza reumática terríveis que causam bichas nos centros de saúde. Leia mais…