Se você pode andar, você pode dançar. Se você pode falar, você pode cantar. – Provérbio africano
A luz com que vês os outros, é a luz com que os outros te vêem a ti, dizem os que foram bafejados pela sorte. Lembrei-me, fortuitamente, deste velho ditado africano, quando ouvindo música aleatoriamente, numa dessas plataformas em stremming, na melhor companhia do mundo, estoirou a voz mágica de Tony Django, dizendo “Tsuketani, tsuketani”, em tradução livre “Aproximem-se”.
Entreolhamo-nos. Aquela voz única reverberou directamente nas nossas almas. Há, na vida, coisas que não se podem explicar por palavras. Aquilo deve ser sentido para ser entendido, e mesmo depois disso, ainda haverá zonas de penumbra a precisarem de mais luz.
Obviamente que quando o tema terminou, fomos assaltados pela vontade de ouvir mais e mais daquela voz. Então, felizmente a tecnologia permite, fomos ao Youtube e digitamos “Kapa Dêch”. Depois foi só ouvir “Umbuti”, “A Mali”, “Xihlaula Mane”, “Xankoma”, “Sumbi”, etc. etc. Aquelas músicas não precisam de nenhum geriatra. Continuam saborosas como as tangerinas de Inhambane. Leia mais…